SER PADRE HOJE


O grande Papa João XXIII, em uma de suas alocuções so­bre o sacerdócio, nos diz que "o sacerdote é, antes de tudo, e sobretudo, homem de Deus - 'vir Dei'.

Assim pensa de vós e vos jul­ga o povo cristão, assim vos quer o Senhor".
Ao chamar o sacerdote de ho­mem de Deus, Sua Santidade que­ria que dele fosse excluído dele tudo o que não é de Deus. Pois bem, numa época hedonista e ate­ísta em que vivemos, o sacerdo­te deve, por sua postura e modo de viver, evocar sempre a Deus. Através da renovação diária do sacrifício de Cristo, o sacerdote deve, aos poucos, ir conforman­do sua mente, seus atos, seu mo­do de tratar as pessoas, ao mo­do de viver e pensar do próprio Cristo. O Divino Mestre seja seu único amigo e consolador, quer na vigília junto ao sacrário, quer no estudo das Sagradas Escritu­ras, quer no cuidado dos pobres e doentes ou no ministério da pregação.

Ao se falar sobre o sacerdote, não posso deixar de me lembrar da pessoa do Santo Cura d'Ars, proposto por São Pio X como mo­delo de pároco, em cuja vida deve espelhar-se todo verdadeiro sa­cerdote, ainda mais agora que o Papa Bento XVI propõe a figura do ilustre e santo sacerdote como patrono de todo o clero.

E o Papa João XXIII, continu­ando em sua já citada alocução, assim se refere ao Cura d'Ars: "Fa­lar de São João Batista Vianney é evocar a figura de um sacerdo­te excepcionalmente mortifica­do que, por amor de Deus e pe­la conversão dos pecadores, pri­vava-se de alimento e sono, im­punha-se penitências e, sobretu­do, levava a renúncia de si mes­mo a um grau heróico. Se é certo que comumente não é pedido a todos os fiéis que sigam este ca­minho, a Divina Providência dis­pôs que nunca faltem almas que, levadas pelo Espírito Santo, não hesitem em caminhar por estas vias, porque tais homens operam com este exemplo o regresso de muitos, milagres de conversão ao bom caminho e à prática da vi­da cristã!"

Não vejo outro cami­nho a ser trilhado pelo sacerdote, a não ser ir copiando em sua vida todos os traços de Jesus Cristo, Sumo Sacerdo­te, que outra coisa não fez em sua vida, a não ser plantar nos corações o Deus vivo, seu e nos­so Pai.
Hoje, os sacerdotes são chama­dos a muitas atividades salutares no cumprimento da missão evan­gelizadora da Igreja. Entretanto, a missão do sacerdote no mundo de hoje, sua razão de ser - emmi­nha visão - é que ele seja sempre e em tudo, apesar de tudo, um ho­mem de Deus, quer pela oração, quer pela vivência do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, quer pelo anúncio da Boa Nova, mis­são recebida do próprio Senhor:
"Foi-me dado todo poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito San­to, ensinando-as a observar o que vos mandei. E eis que estou con­vosco todos os dias até o fim do mundo". (Mt28, 19-20.)
No Ângelus do último dia 26 g de julho, o Papa Bento XVI afir­mou com propriedade que o sa­cerdote é instrumento de salvação e se entrega a Deus: "Neste Ano Sacerdotal, recordamos que especialmente nós, os sacerdo­tes, podemos nos ver neste tex­to de João, tomando o lugar dos apóstolos, quando dizem: 'Onde poderemos encontrar pão pa­ra toda esta gente?' Lendo so­bre aquele anônimo jovem (Jo 6) que tem cinco pães de cevada e dois peixes, também a nós vem espontâneo dizer: mas o que é isso para uma tal multidão? Em outras palavras: quem sou eu? Como posso, com os meus li­mites, ajudar Jesus na sua mis­são? E a resposta nos dá o Se­nhor: precisamente colocan­do em suas mãos 'santas e ve­neráveis' o pouco que Eles são, os sacerdotes tornam-se assim instrumentos de salvação para tantos, para todos!"

Por isso, ao saudar os padres da Arquidiocese de Juiz de Fora e da Diocese de Luz, Igrejas que ser­vi com devotamento, quero sau­dá-Ios e animá-Ios a viver auten­ticamente o ministério ordena­do, sempre solidários aos anseios do povo santo de Deus e ilumina­dos pela sedução em sempre ser­vir a todos com alegria e com de­votamento.
Que São João Maria Vianney abençoe os nossos presbíteros. Assim rezo e assim convido a to­dos a rezarem!

Fonte: Jornal O LUTADOR
DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
Arcebispo Emérito deJuiz de Fora, MG

Comentários