Somos uma

Congregação Missionária A relação entre vocação pessoal e a eleição do povo se revela também na missão. A missão é o elemento central e essencial da vocação na Bíblia. Quando alguém é chamado por Deus, sempre é chamado para alguma coisa; sempre recebe uma missão. Não é a pessoa que está no centro, mas a missão. Tanto menos, suas aspirações ou seus projetos. Não é nem mesmo sua relação com Deus. O centro mesmo é a missão, a tarefa que Deus quer realizar através da pessoa que escolheu. É isso que determina “vocação”. A missão consiste, geralmente, em realizar algo em favor do povo, que atenda às suas necessidades e revele a presença atuante de Deus. Ex.: Moisés, aos Hebreus do Egito (Ex 3, 9-10); Josué, guiar o povo além do Jordão (Js 1, 1-11); Elias, Isaías, Jeremias, Ezequiel enviados para anunciar o castigo a um povo rebelde, mas também para proclamar a conversão, (Jr 1,10). Essa missão é serviço. Eu vim para servir, (Mc 10,45).
Vocações Hoje
Dimensão Humana – Na Bíblia, Deus escolhe e, com isso, chama seu povo. Deus é aquele que chama a existência as coisas que não existem (Rm 4, 17). Chama a luz, estrelas, etc. Assim Deus também disse: “façamos o homem” (Gn 1, 26). E Deus criou o homem. Neste sentido o homem é chamado a existência, chamado à comunhão com Ele. A ser pessoa na relação dialogal com o Criador. Aqui é que o homem entende o que é relação, o que é família, amizade, comunidade, sociedade, etc. Nesta vocação natural do homem está inscrita, desde sempre, uma vocação superior à comunhão de vida com Ele. É o chamado que se revela plenamente em Cristo e que faz de Jesus, o Homem-Deus, a revelação e realização do homem na plenitude de sua vocação.

Dimensão Cristã
– Todos homem é inclinado a se realizar em Cristo, na Igreja. Para o Novo Testamento, o nome dos cristãos é chamados, vocacionados (Rm 8,28). Etimologicamente, a própria palavra Igreja (ek-klesia) significa “con-vocação”. Isto significa que todos somos convocados, chamados a sermos Igreja. Cada um realiza esta vocação comum de forma pessoal, segundo seus próprios “dons”.
Dimensão Específica - Cada cristão é responsável não só pela conservação, mas pela difusão de sua fé e pelo bem-estar de sua comunidade. Cada pessoa é uma “palavra de Deus irrepitível”. Todo cristão é chamado a exercer um ministério segundo o carisma a ele concedido. Sempre qualquer serviço ou ministério terá uma dimensão evangelizadora, de proclamação do Evangelho e de compromisso com a libertação integral do homem.

Comentários