D o

Ê x o d o

a o

D e s e r t o

A graça do Senhor Jesus na vida de seus discípulos é progressiva. Ele irá concedendo sua luz, sua verdade e sua santidade segundo a resposta e capacidade de cada um (Hb 5,11). Eis aqui um dado importante da experiência cristã. De maneira muito especial, o processo e as experiências de aprendizado pelos quais passaram os Apóstolos são um espelho do nosso próprio aprendizado, como discípulos hoje.


O Êxodo em nossa vida deve se assemelhar a uma aventura... Uma caminhada de fé. Aqui se pode colocar toda a existência humana que é um “sair” do seio materno para “entrar” no seio da Mãe Terra. O sair é um risco, um lançar-se no escuro... um abandono na fé. É acreditar. Êxodo é a separação entre partida e chegada, ou ainda, entrada na “Terra Prometida”. É caminhar no deserto, lugar de intimidade e diálogo. É também lugar de crescimento e maturação. Ou o homem se arrisca com Deus na fidelidade e eis que nasce a intimidade, ou se arrisca nas próprias decisões e eis que aflora a tentação da revolta. O sair não é um projetar-se no vazio, mas tem o seu ideal e real complemento no entrar...
A vocação em Moisés acontece de três formas: O chamado: “E Deus o chamou por meio da sarça, (Ex 3, 4.10). A Objeção: “Quem sou eu para ir...” (Ex 3, 11). O sinal e a proteção: Eu estarei contigo...(Ex 3, 12).
“Por trinta anos caminhei em busca de Deus. Quando, no fim desses anos, abri os olhos, percebi que era Deus que me buscava”. É Deus que se interessa pelo homem, Ele vem ao encontro para ajudá-lo. (Ex 2,25).

Comentários