LUXÚRIA
“Francisco conseguiu tal equilíbrio entre seu corpo e sua alma que quando desejava em algo de bom, seu corpo corria a executar seus desejos (Tomas de Celano I biógrafo)”.
A LUXÚRIA representa o desejo desordenado pelos prazeres sexuais. Segundo Santo Tomás de Aquino (grande doutor da Igreja e teólogo cristão) a comida e a relação sexual têm como finalidade a conservação da vida e, desde que utilizadas para este fim, não são consideradas pecado.
Na falsa cultura cristã (popular) o sexo esteve sempre associado ao pecado, ao sujo e mau. Mas Jesus veio restabelecer a ordem perdida com o pecado original. A relação sexual é reservada ao Sacramento do Matrimônio. DEVE SER EXPRESSÃO DE AMOR E ENTREGA TOTAL ENTRE DUAS PESSOAS E, NÃO UMA SIMPLES PROCURA EGOISTA DE PRAZER POR SI MESMO.
A luxúria demonstra uma grande insegurança e sobrepõe-se de tal modo que transforma a natural NECESSIDADE DE AMAR E SER AMADO, em uma necessidade compulsiva e patológica de satisfação, geralmente uma busca de satisfação imediata. A psicologia diz: PESSOAS INSEGURAS PODEM TER MUITA SEDE DE SEXO. Viver em função da aparência demonstra não gostar de você como você é. Então, busca-se compensar essa falta de confiança na supervalorização do belo, do corpo, tanto no outro como em você.
O AUTOCONHECIMENTO e em conseqüência o CRESCIMENTO EMOCIONAL podem levar a um grau de AUTO-ACEITAÇÃO e AUTO-ESTIMA capazes de restabelecer a CAPACIDADE DE AMAR AOS OUTROS, e PRINCIPALMENTE, A SÍ MESMO.



Frei Ricardo Gomes, fmm

Comentários