V CELAM - América Latina e Caribe

Com expressiva participação a Faculdade Misioneira do do Paraná - FAMIPAR de Cascavel promoveu o XIV Círculo de Estudos e Debates Teolólicos-Pastorais, tendo como tema "Os caminhos da Igreja na Américo Latina e Caribe nos dias 11 a 14 de junho. O conferencista Pe. Agenor Brighenti que participou na íntegra da V Conferência tranmitiu sólidas informações sobre a mesma, embora não estivesse promulgado o documento oficial de Aparecida. Frei João Carlos e Frei Dimas do Seminário N. Sra. de Fátima, estiveram presente no período noturno dos evento e com profícuo aproveitamento trazem no seu bojo as mais quentes e atuais informações da Conferência. Com método racional partindo da realidade eclesial e social, os Bispos diagnosticaram e muniram-se de luzes para a atuação da Igreja no mundo hodierno.
Resumo do Documento Final
1. Os bispos, reunidos na V Conferencia Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, querem impulsionar, uma renovação da ação da Igreja. Todos os seus membros estão chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida Nele.
2. Eles expressam junto com o Papa Bento XVI que o patrimônio mais valioso da cultura de nossos povos é ‘a fé em Deus amor'. Reconhecem com humildade as luzes e as sombras que há na vida crista e na ação eclesial. Querem iniciar uma nova etapa pastoral, nas atuais circunstâncias históricas, marcadas por um forte ardor apostólico e um maior compromisso missionário para propor o evangelho de Cristo como caminho à verdadeira vida que Deus oferece aos homens. Em diálogo com todos os cristãos e a serviço de todos os homens, assumem ‘a grande tarefa de custodiar e alimentar a fé do Povo de Deus, e recordar também aos fiéis deste continente que em virtude do seu batismo estão chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo' (Bento XVI, discurso inaugural,3). Eles se propuseram a renovar as comunidades eclesiais e as estruturas pastorais para encontrar as mediações da transmissão da fé em Cristo como fonte de uma vida plena e digna para todos, para que a fé, a esperança e o amor renovem a existência das pessoas e transformem as culturas dos povos.
3.O texto tem três grandes partes que seguem o método de reflexão teológico-pastoral ‘ver, julgar, agir'. 1ª parte - se intitula a vida de nossos povos. Ai se considera, brevemente, o sujeito que olha a realidade e que bem diz a Deus por todos os dons recebidos, em especial, pela graça, a fé que o fez seguidor de Jesus e pela alegria de participar da missão eclesial. 2ª parte , a partir do olhar sobre o hoje da América Latina e o Caribe, entra no núcleo do tema. Seu titulo é A vida de Jesus Cristo nos discípulos missionários. Indica a beleza da fé em Jesus Cristo como fonte de vida para os homens e as mulheres que se unem a Ele e percorrem o caminho do discipulado missionário. 3ª parte entra plenamente na missão atual da Igreja Latino-americana e Caribenha. Conforme o tema, está formulada com o título A vida de Jesus Cristo para nossos povos. Sem perder o discernimento da realidade nem os fundamentos teológicos, aqui se consideram as principais ações pastorais com um dinamismo missionário. Aqui se desenvolve uma grande opção da Conferência: converter a Igreja em uma comunidade mais missionária . Com este fim, se fomenta a conversão pastoral e a renovação missionária das Igrejas Particulares, das comunidades eclesiais e dos organismos pastorais. Na seqüência, se analisam alguns âmbitos e algumas prioridades que se quer impulsionar na missão dos discípulos entre nossos povos na aurora do terceiro milênio. Com um tom evangélico e pastoral, uma linguagem direta e propositiva, um espírito interpelante e alentador, um entusiasmo missionário e esperançado, uma busca criativa e realista, o Documento quer renovar em todos os membros da Igreja, convocados a ser discípulos missionários de Cristo, ‘ a doce e confortadora alegria de evangelizar' (EN 80). Com todos os membros do Povo de Deus que peregrina pela America Latina e Caribe, os discípulos missionários encontram a ternura do amor de Deus refletida no rosto da Virgem Maria.