Bento XVI dá impulso decisivo à nova evangelização
Congresso no Vaticano nos dias 15 e 16 de outubro
O Papa Bento XVI dará um impulso decisivo à nova evangelização: no próximo sábado, 15 de outubro, ele receberá, na Sala Paulo VI do Vaticano, os participantes do congresso para a nova evangelização, organizado pelo dicastério ad hoc.
No dia seguinte, 16 de outubro, o Papa presidirá a Missa para os “novos evangelizadores” na Basílica Vaticana, às 9h30. É possível que fale disso no Ângelus dominical.
Este congresso tem como tema “Novos evangelizadores para a nova evangelização” e como lema, as palavras dos Atos dos Apóstolos: “A Palavra de Deus crescia e se multiplicava”.
Organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, presidido por Dom Rino Fisichella, o encontro se realizará na nova sala do sínodo do Vaticano.
O congresso começará com uma exposição de Dom Fisichella, seguida de um momento de partilha entre agentes desta evangelização.
À tarde, Dom Fisichella introduzirá as diversas intervenções: “Espiritualidade e vida interior” (pela Madre Verónica Berzosa, espanhola, fundadora e superiora do novo instituto religioso Iesu Communio), “Ocidente e suas perguntas sobre Cristo” (por Vittorio Messori, escritor e jornalista italiano), “Ciência e fé: um diálogo fecundo” (a cargo de Marco Bersanelli, italiano, professor de astronomia e astrofísica na Universidade de Milão) e “Experiências de nova evangelização na América Latina” (por Dom Fabio Suescún Mutis, bispo castrense da Colômbia).
O tenor italiano Andrea Bocelli oferecerá depois um recital e este “momento de espiritualidade e arte” precederá a chegada de Bento XVI à Sala Paulo VI.
Durante este congresso, o fundador da agência H2ONews e de ZENIT, Jesús Colina, apresentará o seu novo projeto, Aleteia, elaborado nos últimos meses junto à sua esposa, Gisèle Plantec, Olivier Bonassies (do Centro Maria de Nazaré), Guillaume Anselin e uma equipe de colaboradores.
Ao anoitecer, os grupos e realidades eclesiais serão acolhidos na diocese, em diferentes lugares de culto e de outro tipo, onde animarão momentos de reflexão e de oração com os católicos de Roma.

Comentários