
A obra ‘Comunidade do Discípulo amado’ escrita por Raymond Edward Brown, que reflete a eclesiologia joanina reconstituindo a história da comunidade cristã do primeiro século, resume-se, a princípio, como discípulos seguidores de Jesus Cristo que ‘lutavam’ contra o mundo, com os judeus e com outros cristãos e assim se auto afirmavam. Isto é, procuravam viver de forma unânime, observando a vida fraterna e o amor uns para com os outros. Era uma comunidade diferente.
A reconstituição da história joanina no quarto Evangelho ou nas três Cartas se reflete na Comunidade cristã, do Discípulo amado. Nesta reconstituição Brown pressupõe quatro fases, a saber: Primeira Fase, a era pré-evangélica, inclusive as origens da Comunidade, 50 a 80 d.C., e sua relação com o judaísmo da metade do século primeiro. É a fase em que os cristãos joaninos tinham sido expulsos das sinagogas por reconhecer Jesus como o Cristo.
O que envolveu a situação da vida da comunidade joanina no tempo em que o Evangelho foi escrito, 90 d.C. - Segunda Fase, caracteriza-se por Judeus que tinham esperança tal como seus concidadãos, contudo um pouco diferente registrada assim, na adesão a Jesus, o Cristo. Estes Judeus estavam dentro das sinagogas e repudiavam a todos que aceitasse Jesus, reconhecesse Ele como o Messias. Expulsavam das sinagogas. Matavam. Rejeitavam. Inclusive seguidores de João Batista seguiram Jesus acreditando que Ele era o Messias, a Luz, como o Batista anunciava. Alguns daqueles que seguiam João Batista preferiram não ir atrás de Jesus, pois, criam que o Emissário primário de Deus era João Batista e não Jesus.

A situação de vida nas comunidades joaninas agora divididas, Terceira Fase, no tempo em que foram escritas as Epístolas, provavelmente por volta do ano 100 d.C. Brown procura situar através do Evangelho e Epístolas a causa de cisão na Comunidade que relata Jo 2,19. São dois grupos que interpretam de maneira oposta o Evangelho, quanto a ética, a cristologia e a pneumatologia.
A dissolução em dois grupos joaninos, ocorreu na Quarta Fase, depois que as epístolas foram escritas – 100 d. C. Os separatistas tenderam ao docetismo, gnosticismo, montanismo e cerintianismo.
Tudo isto mostra que a apreciação por Jesus Cristo nesta Comunidade levava a antagonismos e cismas dentro e fora da comunidade.
Síntese: Fr. João Carlos
Comentários