A Natureza geme
em dores de parto”

Gubbio é uma cidade da Itália que vivia aterrorizada por um lobo selvagem que atacava pessoas. Quando S. Francisco de Assis visitou o local, foi encontrar o lobo na floresta e dirigiu-se a ele assim: "Irmão Lobo, você fez um grande estrago nessa região, não apenas destruiu outras criaturas impiedosamente, como também, sem remorsos, matou e devorou humanos feitos à imagem de Deus. Você merece uma punição; mas quero fazer as pazes entre você e a cidade, assim eles não serão mais agredidos por você; e após eles terem te perdoado, nem homem ou cão irá persegui-lo. Prometo a você que a cidade irá alimentá-lo todos os dias; sei que o que você fez, você o fez porque estava com fome."

O lobo inclinou-se perante o santo e ofereceu-lhe a pata como sinal de aceitação dos termos. S. Francisco retornou à cidade e obteve a promessa dos moradores de que iriam cumprir sua parte no acordo.

Desde aquele dia o lobo parou de matar homens e animais; e passou a pedir comida de porta em porta. Todas as pessoas do vilarejo o alimentaram até o dia em que morreu. Essa estória é relatada no capítulo 21 de I Fioretti de S. Francisco.

Quaresma tempo de conversão, mudança de vida e mentalidade.
Como está seu lobo interior?

Francisco, juntamente com seus companheiros, fazendo o sinal da cruz e pondo toda a confiança em Deus, sai da cidade e vai ao encontro do lobo. Francisco vai sem armas, sem preconceitos, sem agressividade, inspirado no modo como Jesus Cristo enfrentou os inimigos no conflito da cruz: com amor, perdão, não-violência, pedindo ao Pai que os perdoasse. É pelo amor misericordioso, revelado na Cruz, que Cristo reconcilia o mundo com o Pai, oferecendo a possibilidade da plena pacificação. Fazer o sinal da cruz diante do lobo de boca aberta é confiar na força do amor do Crucificado e assumir o mesmo modo de ser e agir

Que estou fazendo para ajudar a natureza?


Comentários