“Campanha da Fraternidade
e
AQUECIMENTO GLOBAL”




Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, forte furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).

O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

Este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso emonóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

Consequências:

O derretimento das geleiras, o aumento das aguas do oceano, o desaparecimento de muitas cidades litorâneas, elevação das temperaturas, provocando o desaparecimento de muitas espécies animais e vegetais, regiões virando desertos, aumento de ciclones, tufões, furações...

A CF 2011”Fraternidade e a vida no planeta”, quer nos alertar, despertar nossa consciência cristã, para conhecermos e também denunciarmos se preciso for, abusos que estejam ajudando a aumentar este processo. O planeta é nossa casa. A criação é Palavra de Deus. Não podemos ficar surdos aos seus gemidos.

RECORDEMOS COM TRISTEZA A:

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).

De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

Quaresma tempo de conversão, mudança de vida, de mentalidade, de abrir os horizontes e ampliar visões. Nossas conversões salvarão muitos no futuro. Evitaremos que aconteçam tantos fenômenos catastróficos que nos entristecem ao ouvirmos os noticiários.

FAÇAMOS NOSSA PARTE!

Comentários