“Novo Ano Litúrgico”
“Numa ocasião, no Eremitério de Poggio, perto do Natal do Senhor, tendo convocado grande multidão à pregação, começou com este prólogo: Vós credes que eu sou santo e por isso viestes com devoção. Mas digo-vos que durante toda esta quaresma (desde a festa de todos os Santos até o Natal) comi alimentos condimentados com banha. E assim, frequentemente atribuía ao prazer o que antes havia concedido à enfermidade (2Cel 131)”.

Vemos atravez desta passagem, como Francisco era rigoroso na sua preparação ao Santo Natal. Como vivia o espírito de sua época, que assim se preparava.

Atualmente a preparação para o Natal, se chama ADVENTO e é pelo espaço de 4 semanas. Duas semanas recordamos e nos preparamos para a segunda vinda de Cristo. A partir do dia 17 até dia 24, nos preparamos para reviver a primeira vinda de Jesus com seu nascimento.

Para nos católicos e o Ano Novo Litúrgico.
Inicia-se um novo ano na Igreja em sua liturgia, no qual reviveremos os principais Mistérios da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus, toda a história da Salvação.

A ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO E DE ESPERANCA, ALEGRE ESPECTATIVA DO SENHOR QUE VIRA. E ESFORÇO PARA CONVERSÃO DO CORAÇÃO, NA ESPERA DO SENHOR QUE VIRÁ E QUER NASCER EM NOSSOS CORAÇÕES.

Que a sobriedade de Francisco modere nosso consumismo.
Que a pobreza de Francisco modere nossa avidez de bens terrenos.
Que a penitência de Francisco modere nossa desenfreada busca de prazeres.
Que o silêncio de Francisco nos ajude a entrar mais dentro de nós.
Que a oração de Francisco nos ajude a descobrir e a valorizar nosso tempo gasto com Deus.
Que a radicalidade de Francisco nos arranque da comodidade.
FAÇAMOS UMA BELA PREPARAÇÃO, PARA SENTIRMOS AS ALEGRIAS DO NOVO ANO LITURGICO EM NOSSA VIDA.


freiricardo@hotmail.com

Comentários