JESUS CRISTO
e sua Paixão
Ritual proporciona aos fiéis um dia de reflexão diante do sofrimento do próximo.

A Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é, o dia em que marca a prisão, julgamento e morte de Jesus Cristo. Para fazer memória a este fato histórico e proporcionar aos fiéis uma reflexão sobre o sofrimento de Cristo, a Igreja Católica celebra a Paixão do Senhor.

Ao contrário dos outros rituais da Igreja, na Sexta-Feira Santa não há missa, nem celebração da Eucaristia, isto porque faz parte do Tríduo Pascal, ou seja, Quinta, Sexta e Sábado Santo. Tradicionalmente, os altares são despidos de adornos religiosos e durante a celebração não há orações eucarísticas, parte principal nas demais cerimônias católicas.

A sexta-feira da Paixão é um dia dedicado à adoração do Cristo crucificado, e à meditação diante do sofrimento e da dor que afligem a humanidade.

“No rosto do Cristo sofredor, vemos todas aquelas pessoas que estão em situação semelhante de dor, sofrimento e necessidade. Durante a celebração da Paixão do Senhor, algumas paróquias realizam procissões pelas comunidades, carregando a imagem do Cristo crucificado.

A Igreja recomenda aos fiéis que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo, como a prática do jejum e a abstinência da carne. Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, também são recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Comentários