3º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL - 2010


De 03 a 07 de setembro de 2010, em Iatici, Indaiatuba, SP, a Igreja estará celebrando o 3º Congresso Vocacional do Brasil.
Com o tema: Discípulos missionários a serviço das Vocações e o Lema: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), o III Congresso, a exemplo dos precedentes, é a expressão e celebração da caminhada vocacional da Igreja no Brasil e deseja aprofundar o tema do discipulado e da missionaridade na perspectiva da animação vocacional em vista da evangelização na construção do Reino de Deus.
A riqueza do III Congresso consiste na acolhida às orientações do Sínodo sobre a Palavra de Deus e da Conferência de Aparecida, com seus referenciais para a vida (discipulado)


e para o serviço das vocações (missão).
A Igreja convoca todos os seguidores de Jesus Cristo a levar adiante a missão evangelizadora. Em Aparecida os bispos reconheceram a necessidade de uma “conversão pastoral” para aproximarmos mais das pessoas que hoje estão mais abertas ao diálogo, demonstram maior flexibilidade nas questões polêmicas e tem um grande anseio da justiça do Reino (Cf. Doc. A. nº 365, 366, 368 e 370).
A Pastoral Vocacional se fundamenta na compaixão de Jesus pela messe abandonada, como ovelhas sem pastor. Da compaixão brota a oração e se manifesta a urgência da missão que nos impele a um zelo cada vez maior pelo trabalho


como animador vocacional. (Cf. Doc. Aparecida, nº 315)
Em nossas comunidades paroquiais e na diocese podemos trabalhar o Texto Base do III Congresso Vocacional e realizarmos os pré-congressos, preparando-nos para o Congresso Nacional, de 03 a 07 de setembro, em Itaici – SP.
Como animadores vocacionais devemos promover uma “pedagogia do encontro” que desperte e forme autênticos discípulos missionários. Pois “conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (Doc. A. nº 29).
Como conclusão, apresento as várias etapas que


a Pastoral Vocacional percorreu num período de 113 (cento e treze) anos.

Comentários