É NATAL!

Hoje, nasceu para nós o Salvador, que é o Messias, o Senhor". É Natal!
O Evan­gelho que nos é proposto neste dia solene ( Lucas 2, 1-14) narra o grande acontecimento aguardado pela humani­dade: o nascimento do Salvador, o Cristo Senhor.
Mais que um relato histórico, à luz do mistério pascal de Jesus, o evangelista Lucas faz uma reflexão sublinhando que as promessas de Deus se cumpriram. Porém, enquanto se esperava uma vinda espetacular, o Salvador veio ao mun­do de forma desconcertante. O texto de Lucas é marcado por grandes contrastes. Revela que o Messias prometido não entrou na história pela via dos poderosos que, para controlar o povo, ordenaram o recenseamento.
Em contraste com a pobreza da gruta de Belém, surge o esplendor da luz celeste e a aparição do anjo aos pas­tores.
A Teofania encheu a noite de luz, irradiou alegria e espantou as trevas do medo. Num tom de solenidade, o mensageiro de Deus dirige-se aos pastores: "Eu anun­cio para vocês a Boa Notícia ... hoje, nasceu para vocês o Salvador, que é o Messias, o Senhor".
O Messias entrou na história de forma humilde e silen­ciosa, frustrando os que viviam em palácios que o aguarda­vam com berços de marfim. O sinal dado pelo anjo - "en­contrareis um menino deitado na manjedoura" - fez a dife­rença. Sem este sinal, seria difícil entender que a glória do verdadeiro Deus é diferente da glória dos poderosos huma­nos. O nascimento da criança é motivo de grande alegria para a terra inteira, sobretudo para os mais pobres. Eles foram os primeiros adoradores do Deus Menino.
Que a festa do Natal inunde de esperança e paz nossas orações!


Comentários