2009 - A.D.

Anno Domini
Ano do Senhor



A Era Cristã e o Cálculo dos Séculos para os povos da Europa e do Ocidente, Cristo teve uma influência tão profunda nas suas vidas, que o seu nascimento foi o marco a partir do qual se passou a contar o tempo.



Mas, antes deste marco que foi o Nascimento de Cristo, já o Homem tinha vivido muitos acontecimentos, pelo que temos que nos referir a eles como tendo-se passado antes de Cristo (a.C).


Em português, é usual utilizar a abreviatura d.C. - ou seja, depois de Cristo para o mesmo efeito. Da mesma forma, se utiliza a.C. para designar os anos antes de Cristo. Esta era cronológica, que é globalmente adaptada, mesmo em países de cultura maioritariamente não-cristã, para efeitos de unanimidade de critérios em vários âmbitos, como o científico e comercial, foi organizado de forma a contar o suposto ano do nascimento de Cristo como ano 1, marcando uma linha divisória no tempo. A contagem dos anos assemelha-se à ordem dos números inteiros (com a excepção de que não existiu um ano zero - pelo que o ano 1 a.C foi imediatamente sucedido pelo ano 1 d.C.), pelo que também é comum referir os anos antes de Cristo por números inteiros negativos e os anos depois de Cristo por números inteiros positivos.
Utiliza-se, nesta forma de datação, os calendários Juliano e Gregoriano. O termo Anno Domini é, por vezes substituído pela expressão, mais formal e descritiva Anno Domini Nostri Iesu Christi ("Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo"). É, por vezes, ainda substituído pela expressão na era da Graça.
Para contar o tempo utilizamos diversas medidas, como o ano, a década, o século e o milênio.
Para escrevermos os séculos temos que utilizar a numeração romana.
Muitas vezes precisamos de saber a que século corresponde determinado ano. Para fazer o cálculo, juntamos um (1) à casa das centenas, exceto quando o ano termina em dois zeros em que somamos 0.

Exemplo:
Ano Cálculo Século

1940 19+1=20 XX
20 a.C. 0+1=1 Ia.C.
2000 20+1=21 XXI
340 3+1=4 IV
4 a.C. 0+1=1 I a.C.

Comentários