Estive em Itiquira/MT






Fiz este mês de setembro a proeza de viajar até Itiquira onde se encontram nossos confrades Freis Valdo, Francisco e Valter.
Tenho uma Tia na cidade de Rio Brilhante que passou por uma cirurgia e queria visitá-la, e como era quase o meio do caminho até Itiquira ali pernoitei para seguir viajem.
Fiz essa viajem com uma moto Twister de 250 cilindradas. Assim como tem quem gosta de filmes outros de futebol eu de uma boa viajem de motocicleta. Tem o cansaço próprio da pilotagem, mas a oportunidade que proporciona é recompensadora.
Enfim, lá chegando na terça feira dia 9 pelas duas horas da tarde procurei entrar no ritmo daquela comunidade missionária.
À noite fomos jantar num restaurante da cidade. Degustamos três files de pintado! Pensem numa coisa boa!!! Obrigado por isso também.
Na quarta feira pude conhecer a cidade de Itiquira. Fui visitar a prefeitura e outros departamentos públicos. As pessoas recebem muito bem a presença do Frei.
À noite fui com o Frei Valdo numa fazenda uns 50 Km de distancia da cidade pra celebrar a Missa. Pelo que pude perceber não existem Capelas, apenas lugares de celebração como Fazendas, Assentamentos, e Vilas de trabalhadores. Nestas Fazendas a média de funcionários é de 200 pessoas. E assim outras do mesmo porte. Produzem algodão, milho, soja e gado.
Na quinta-feira fui com a Comunidade para um distrito da cidade chamando Ouro Branco. Lá sim tem uma Igreja. Dizem que o nome dado ao lugar é devido ao Algodão e ao Látex, pois em frente a este distrito, do outro lado da BR, tem a grande fazendo da Michelim com seus seringais. São mais de cinco milhões de pés de seringa. Haja pessoas pra trabalhar isso tudo!!!
Dentro desta área toda tem quatro Vilas: uma dos gerentes (muito bonita) e outras três de funcionários (não tão bonitas).
A parte da manhã da quinta-feira visitamos as famílias do distrito Ouro Branco e de recompensa almoçamos numa família que nos brindou com uma picanha excelente. Pena que não dava pra comer muito, pois a tarde prometia.
Pelas duas hora, após o descanso merecido, fui com o frei Valter e Francisco para uma das localidades dentro da Michelim chamada Vila Dois. Bom, penso que podem imaginar como se chamam as outras duas! (Vila Um e Vila Três). Alí fizemos o trabalho de visitar as casas proporcionando a benção às mesmas e convidando para a Missa as 19:00hs num dos butecos da vila.
Chegada a hora da missas reuniram-se umas 50 pessoas para a missa.
Terminada essa missa nos dirigimos para a Vila Três. Lá junto com a Missa foi celebrado quatro Batizados de crianças.
Assim, terminado o dia, retornamos pra casa. Vim dirigindo o carro sob uma forte recomendação de não passar dos oitenta quilômetros por hora, pois o risco de achar uma anta no meio da estrada era grande. Imaginem só, fazer cem quilômetros numa estrada asfaltada que é uma perfeição a oitenta por hora!!! Talvez as Antas andem mesmo no meio da estrada porque os tamanduás trafegam por lá, isso pude comprovar.
Chegando em casa pudemos partilhar de uma boa pizza! Isso mesmo, tem pizza por lá.
Às onze horas da sexta-feira do dia 19 comecei minha viajem de volta, pernoitando em Rio Brilhante, e chegando em casa no sábado a tarde!
Quero agradecer à comunidade à acolhida. Desejo aos três que façam um bom trabalho de presença junto aquela Comunidade.
Quem sabe outra ocasião a gente irá até lá pra pescar um pouco!





Frei Ivan Luiz Nava f.m.m.

Comentários