SOBERBA

“Bem-aventurado o servo que não se considera melhor quando é engrandecido e exaltado pelos homens do que quando é considerado insignificante, simples e desprezado, porque, quanto é o homem diante de Deus, tanto é e não mais... (XIX Adm. de São Francisco)”.
A SOBERBA: que nada mais é do que o desejo distorcido de grandeza. Responsável pela desobediência de Adão, que provou o fruto proibido com a ambição de se tornar Deus.
O SOBERBO ATRIBUI APENAS A SI PRÓPRIO OS BENS QUE POSSUI. Tem ligação direta com a AMBIÇÃO desmedida, a VANGLÓRIA, a HIPOCRISIA, a OSTENTAÇÃO, a PRESUNÇÃO,a ARROGÂNCIA, a ALTIVEZ, a VAIDADE, o ORGULHO EXCESSIVO, COM CONCEITO ELEVADO OU EXAGERADO DE SI PRÓPRIO.
O ORGULHO que, consciente e voluntariamente usurpa, ainda mesmo implicitamente, os direitos de Deus, é pecado grave diz Santo Tomás, pois, não se quer submeter ao supremo domínio de Deus.
O REMÉDIO mais eficaz contra o ORGULHO é RECONHECER QUE DEUS É O AUTOR DE TODO BEM, e que, por conseguinte, SÓ A DEUS PERTENCE TODA A HONRA E GLÓRIA. São Francisco de Assis dizia de si mesmo, que era o maior pecador do mundo.
“DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ SUA GRAÇA AOS HUMILDES” diz o apóstolo Tiago. Somos todos seres humanos em constante processo de crescimento e temos que desenvolver a consciência de nosso valor enquanto pessoa e não segundo posições e aquisições de coisas.
“HUMILHAI-VOS PERANTE O SENHOR E ELE VOS AXALTARÁ (Tg 4,10 )”.

Comentários