BÍBLIA: como ler?
Para ler a Bíblia com todo o proveito, o cristão necessita ser exclarecido a respeito de cada um dos 73 livros que a compõe, sob QUATRO PONTOS DE VISTA que se completam mutuamente: Em primeiro lugar, possuir algumas noções sobre o gênero e as particularidades literárias da obra. Em seguida, situar o escrito em seu contexto histórico, levando-se em conta as circunstâncias que causaram seu aparecimento, seus destinatários imediatos, etc. Estas indicações lhe permitirão compreender bem as modalidades do ensino religioso dado pelo escritor a seus contemporrâneos. Finalmente, saber colocar esse ensino no quadro da revelação total, no lugar que lhe cabe dentro da evolução providencial em vista da perfeição cristã.

Há pessoas que começam a ler a Bíblia página por página , como se ela fosse um único livro, e caem no perigo de desanimar, devido às dificuldades que vão encontrando. Para que não diminua em nós o amor e a atração pela Palavra de Deus, é muito aconselhável que a primeira leitura da Bíblia se faça A PARTIR DOS LIVROS MAIS FÁCEIS.

Eis um roteiro que poderia ser seguido com ampla liberdade por parte de cada um dos leitores: Os 4 Evangelhos e os Atos dos Apóstolos - Rute, Tobias, Judite e Ester - As Cartas mais breves de São Paulo e as 3 de São João - Os livros de história do Antigo Testamento - As outras cartas dos Apóstolos - Os livros sapienciais - Os livros dos profetas do Antigo Testamento - O Apocalípse. O livro dos Salmos convém ser lido a começar dos primeiros dias como meditação e oração, em preparação ou conclusão à leitura intencionada.

Uma prática excelente é LER SIMULTANEAMENTE o Antigo e o Novo Testamento, procurando decobrir sempre com mais clareza as íntimas conexões que existem, a cada passo, entre os Dois Testamentos.

CINCO SENTIDOS para uma verdadeira leitura cristã da BÍBLIA:

  1. 1- o sentido da fé vivida na Igreja;
  2. 2- o sentido da história;
  3. 3- o sentido do movimento progressivo da revelação;
  4. 4- o sentido da relatividade das palavras, e
  5. 5- o bom senso.