Paz e Bem!

Nossa Família FMM, faz uso da saudação mui franciscana: Paz e Bem!

A saudação da "Paz" como primeira palavra que os franciscanos dirigem aos outros, tem sua origem com o próprio Francisco. Sabe-se que Francisco, desde o começo, iniciava seus sermões desejando a Paz.
Por sua vez, esta saudação deriva do próprio Evangelho no discurso que Cristo dirige a seus discípulos no momento em que os envia para preparar o reino messiânico. Viver segundo o Evangelho sempre foi o desejo de Francisco, imitando mais fielmente possível, o Cristo e seus apóstolos, em especial no que se refere a missão evangelizadora.
Nos escritos biográficos de Francisco, da época, aparece uma única referência a saudação da paz - Francisco dizia a seus companheiros: "A paz que anunciais com a boca, mas deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocados à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, à benignidade, e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro. " (LTC 58). Este texto tem conformidade com as "bem-aventuranças dos pacíficos".
O Senhor olhe para vós e vos abençoe e volte sua face para vós.
O Senhor tenha de vós misericórdia e vos conceda paz,
O Senhor lance sobre vós a sua santa benção.
Amém!