"São Francisco e o lobo”

“A cidade de Gubbio vivia aterrorizada com um enorme lobo que atacava animais e pessoas. Francisco ao passar por ali trouxe paz a região. Foi ao encontro do lobo e apazigando-o prometeu que a cidade lhe daria comida e ele nada faria de mau a eles e aos animais. O lobo morreu de velho e andava na cidade como um cão manso, amado por todos. E ao vê-lo todos recordavam da bondade de Francisco que os socorrera” (Vida de São Francisco).
No tempo de Francisco se acreditava também que, com violência se acabaria com a violência.
É a eterna tentação do homem de resolver tudo rápido e com a força bruta. Sempre o outro (a) é que são culpados e eu não tenho nada a ver com isso, sou vítima do sistema.
São tantos os maus exemplos que recebemos e um contínuo bombardeio da mídia todos os dias, mais uma legião de agoureiros e apóstolos da desgraça e descrença, que muitos estão sucumbindo e se rendendo.
Mas o luminoso exemplo de Francisco de Assis e seu corajoso seguimento de Jesus nos animam.
DEVEMOS VENCER O LOBO QUE MORA DENTRO DE NÒS.
Esperar que o mundo se torne melhor àpartir dos outros ou da melhora dos outros, não é sabedoria e está fadada a frustração.
Que saiamos de nossos “ismos”... Comodismo, individualismo, egoísmo, hedonismo...
E a primavera irá acontecer em nosso interior, como aconteceu na vida de Francisco. Que o pobrezinho de Assis, evangelize o lobo que mora dentro de nós.


Frei Ricardo de Maria. freiricardo@hotmail.com

Comentários