Bento XVI fez um apelo nesta sexta-feira, ao receber um grupo de bispos brasileiros, para que os prelados, o clero e os católicos promovam a pastoral vocacional da vida consagrada.

O pontífice dedicou a esse tema o discurso que dirigiu aos bispos do Regional Sul 2 (Estado do Paraná) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a quem recebeu no Palácio Apostólico Vaticano, por ocasião da visita ad Limina Apostolorum.

“Perante a diminuição dos membros em muitos Institutos e o seu envelhecimento, evidente em algumas partes do mundo, muitos se interrogam se a vida consagrada seja ainda hoje uma proposta capaz de atrair os jovens e as jovens”, afirmou o pontífice.

Segundo o Papa, “as várias Famílias religiosas desde a vida monástica até às congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, desde os institutos seculares até às novas formas de consagração tiveram a sua origem na história, mas a vida consagrada como tal teve origem com o próprio Senhor que escolheu para Si esta forma de vida virgem, pobre e obediente”.

“Por isso a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja: foi querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja.”

Então Bento XVI fez um “apelo ao compromisso geral na pastoral vocacional: se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: Bispos, sacerdotes, consagrados e leigos”.


CIDADE DO VATICANO,
sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comentários