PARÓQUIA


NOSSA SENHORA REFUGIO DOS PECADORES
São Paulo, 28 de Abril de 2009

Paz e Bem!

Caros confrades!

Tendo se passado um mês de minha presença em São Paulo, pensei em escrever utilizando o Blog da Congregação para postar esta carta!
Aqui cheguei no dia 14 de janeiro! Fui recebido pelo Pe. Anselmo em sua Comunidade Paroquial de Nossa Senhora Refúgio dos pecadores e Santo Expedito!
A comunidade também é bastante acolhedora!
Já estou inteirado dos trabalhos que compreendem essa paróquia! Faz parte dela uma Creche que atende umas 150 crianças e mais um centro juvenil para uns 70 jovens! E ainda um centro de idosos! Os funcionários são bastante atenciosos! Uma grande maioria também participa da vida pastoral da Igreja. Isto ajuda no relacionamento!
Menos na segunda feira, nos demais dias tem a celebração da Missa com o Povo! Quarta e sexta é as 15:30 e na terça e quinta é as 19:30! No sábado a celebração da Missa é às 18:00 e no domingo as 8:00; 10:00 e 18:00! A participação é muito boa!
O numero de pessoas que pertencem a paróquia e grande ! E a estrutura da Igreja é pequena para comportar todos. O espaço compreende umas 300 pessoas!
A religiosidade do povo de São Paulo é muito grande! A procura por Deus chega a impressionar! As Paróquias maiores que tem a espiritualidade da Renovação Carismática costumam ter celebrações muito concorridas!
Já recebi de Dom Fernando o Uso de Ordem por um ano! De fato não vou precisar mais do que isso!
Na faculdade estou indo até bem. Claro que desacostumado com o ritmo de estudos, mas nada que o tempo não resolva. Estou fazendo especialização em Teologia Pastoral! Os dias de estudo são de terça a quinta. Segunda e sexta tenho o tempo pra estudar e fazer as ‘lições de casa’. O que está me tomando o tempo é a monografia. Tenho que entregá-la no mês de Outubro.
Nos finais de semana ajudo na Paróquia. Estamos proporcionando a oportunidade das Confissões nos domingos de manhã e a noite! Isso está fazendo uma grande diferença na comunidade.
O que assusta aqui é o medo que está instaurado nas pessoas e que de certa forma contagia a gente também. Tudo precisa ser bem fechado a chaves e cadeados.
O transito é complicado! Saio de casa as 6:30 da manhã e assim mesmo chego a levar de trinta a quarenta minutos pra chegar até a faculdade, que está a mais ou menos vinte quilômetros.
O Padre Anselmo me concedeu um lugar atrás da Sacristia para morar! Tem uma cozinha e na parte de cima um quarto! Tudo simples, mas aconchegante! O dia que alguém quiser me visitar saiba que será bem vindo! As refeições fazemos juntos na casa paroquial!
Quero aqui deixar registrado meu agradecimento ao Frei Vilson e Conselheiros, pela possibilidade concedida!
Casa onde fr Ivan reside

Essa é a porta da casa.
Em cima é o quarto.

Comentários