Dia dos Pais





“Diante do bispo (S. Francisco), não se demorou e nada o deteve: sem dizer nem esperar palavra, despiu e jogou suas roupas, devolvendo-as ao pai. Não guardou nem as calças: ficou completamente nu diante de todos. ( ICl 15 primeiro biógrafo de S. Francisco)”

Estamos vivendo o Mês Vocacional e a cada domingo celebra-se uma vocação. A semana passada o Dia do Padre (inclusive estamos vivendo o “Ano sacerdotal” em toda a Igreja Católica) teremos tempo de em outras oportunidades refletirmos sobre a pessoa do padre, sua importância na Igreja, etc.

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. E em muitos outros paises, celebram em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim patriarca da família ( Isto, antes da reforma liturgica, pois, atualmente este santo e celebrado 26 de julho junto com Santa Ana).

Neste segundo domingo de agosto comemoramos o “Dia dos pais”. Tivemos início também a semana da família. Quero em homenagem a todos os pais e inclusive ao meu que já está no céu, fazer esta prece:

“PRECE PELOS PAIS”.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, que se esforçam para trilhar o caminho da perfeição, tornando-se modelos para seus filhos.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, que se entregam a oração e convencidos de seu valor para suas vidas e a dos seus, sem respeito humano rezam e fazem de seus lares uma Igreja doméstica.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, que NÃO MANDAM mais seus filhos para a Igreja, mas, dizem aos filhos: “VAMOS A IGREJA”!
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, QUE SABEM QUE O AMOR E O CARINHO QUE ELES INVESTEM em cada um da família é que a ENRIQUECE E NÃO O DINHEIRO.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, que promovem e vivem em profundo diálogo com sua família.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, heróis e fiéis aos compromissos assumidos diante do altar de Deus e da comunidade.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, que passam para seus filhos os “valores que nunca passam”.
  • Senhor eu Te agradeço por todos os pais, QUE SE ESFORÇAM PARA EXERCEREM AQUI NA TERRA A VOSSA PATERNIDADE CELESTE.
    SENHOR, ABENÇÕE TODOS OS PAIS! AMÉM!







(Frei Ricardo de Maria) - freiricardo@hotmail.com

Comentários