LECTIO DIVINA
ou
Leitura orante da Palavra de
Deus

A Lectio Divina é um “Ensinamento do Céu”. Quando lemos a palavra de Deus, ele fala conosco. Ela é um método eficaz para lermos a Palavra de Deus.


Ela consiste de quatro etapas, que são como degraus que a cada novo passo, vão nos fazendo aprofundar na mensagem da leitura bíblica.
São quatro passos: Lectio, Meditatio, Oratio, contemplatio, ou seja, Ler, Meditar, Orar e Contemplar.
Algumas DICAS:


  • 1º Dica: Tenha um horário para fazer sua LECTIO. Não deixe para fazer “na hora que dá” ou no fim do dia, a não ser que esse horário seja o melhor para você.


  • 2º Dica: Escolha um lugar bom e tranquilo para rezar. Evite fazer isso no meio do trabalho ou em lugares onde você não se sinta a vontade para fechar os olhos, ou falar com Deus. Só faça isso se não houver outro jeito. Prefira um lugar tranquilo.


  • 3º Dica: Observe a sua postura. A postura errada faz com que você tenha dores e estas dores te fazem querer parar de rezar mais cedo.


  • 4º Dica: prepare o local p. ex.: com uma toalhinha, vela e Bíblia e seu caderno ( sim é bom ter um caderno ) melhor ainda.


  • 5º Dica: Comece por um Livro Sagrado mais simples. Ex.: 1ª Carta de São João. Se você tem tempo e disponibilidade leia o capítulo inteiro. E se for muito para você, então pegue o primeiro trecho. Depois o próximo...


  • 6º Dica: Não tenha receio de marcar a sua Bíblia.


  • 7º Dica: Faça uma oração invocando o Espírito Santo antes de começar.




“Jesus, eu acredito no poder e na força da tua palavra e que a mesma pode mudar a minha vida. E hoje eu preciso de mudança. Preciso de conversão. Preciso dar mais um passo rumo aos mesus irmãos e ao céu. E é a tua palavra que me impulsiona. Que ao ler esta palavra, eu possa receber de Ti, uma verdadeira lição. Envia teu Espírito Santo, e não permita que eu tire conclusões diferentes do que ensina a Santa Igreja Católica.

Comentários