Saúde Mental é...
...estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria / tristeza;
coragem / medo; amor / ódio; serenidade / raiva; ciúmes; /culpa; /frustrações.
Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Lembre-se ...
Desde a infância, a pessoa precisa de:
amor e compreensão, elogio, sentir-se segura, ter responsabilidade, ser ouvida;
alimentação adequada, bom sono, atividades fisicas; tempo para o lazer, para estar com amigos e familiares; conviver com os vizinhos e participar das atividades da comunidade; dialogar; obter satisfação com seu trabalho.
A fama é o principal núcleo social de convívio, onde o indivíduo começa a desenvolver o seu potencial e a sua saúde mental.

Sugestões:
  1. Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida.
  2. Aceite-se e aceite as outras pessoas com suas qualidades e limitações.
  3. Seja responsável: responsabilidade é assumir os seus atos.
  4. Evite o consumo abusivo de álcool e outras drogas, como cigarro e medicamentos.
  5. Tenha bom senso em suas atividades.
  6. Pratique a Religião, grupos de jovens, adolescentes.
  7. Evite más companhias.
  8. Aceite os bons conselhos.
Saúde Mental e as DROGAS

Que são Drogas?

São substâncias que agem no cérebro, causam alterações nas sensações, no grau de consciência, no estado emocional. Podem estimular, deprimir ou alterar o comporta­mento das pessoas. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as caracteristicas de cada pessoa, tipo e quantidade de droga utilizada e o contexto social em que vivem. As drogas podem ser lÍCITAS (álcool, solventes, cigarro, medicamentos) ou IlÍCITAS (maconha, cocaina/crack, ecstasy, etc.)

Por que os adolescentes usam drogas? O fácil acesso contribui para o aumento do uso de tais substâncias. Outros motivos são:

Sensação de liberdade; -Aceitação pelo grupo que usa drogas; -Curiosidade, insatisfação com a vida que leva; - Dificuldades de aprendizado; - Problemas de personalidade; - Desestruturação familiar; - Baixa estima.

Como reconhecer um adolescente usuário de drogas?

-Mudanças repentinas de humor, agressividade, irritabilidade; - Queda do rendimento escolar ou desistência dos estudos; -Alterações de sono e apetite; - Emagrecimento; - Mudança do grupo de amigos; - Relaxamento nos hábitos de higiene e aparência pessoal; - Falta de motivação para atividades que antes lhe eram prazerosas (esportes); - Apologia ao uso de drogas. ( uso de colares, camisetas, adesivos e músicas valorizando o uso dessas substâncias) ; - Furtos de objetos pessoais e da casa; - Envolvimento com roubos, tráfico de drogas e prostituição, como meio de adquirir dinheiro para manutenção do uso da droga.

Normalmente estas alterações ocorrem de forma lenta e gradativa, na vida do adolescente. Lembre-se, o maior esforço para conter o uso deve Ser voltado para A PREVENÇÃO, uma vez que é mais fácil resistir ás pressões para usar drogas do que parar depois como uso. Um Tratamento para Dependências Químicas (Álcool e Drogas), atualmente o sistema público conta com Centros Especializados para tratamento de depêndencia quimica (CAPS ad - Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas) Onde você encontrará apoio e suporte para vencer esta condição.

Comentários