Mês
Missionário

Estamos em Outubro, mês em que na Igreja do Brasil nos é lembrado e dedicado como missionário. Começamos bem, com a festa de Terezinha (dia 1º)
, a monja carmelita Santa, e padroeira das missões. Logo no dia 04 a Solenidade do Nosso Seráfico Pai SÃO FRANCISCO.
A Missão ocupa um lugar central na razão de ser da Igreja. Observe que as palavras apóstolo apostéllein = enviar(do grego ) e missionário = mittere = enviar(do latim ) significam a mesma coisa. Por isso a Igreja define a si mesma como apostólica, missionário. Jesus Cristo o missionário do Pai, fez com prazer a vontade Daquele que o enviou. Depois de sua partida deste mundo Jesus outorgou seus seguidores a continuar o anuncio das Maravilhas de Deus.
Desde o momento em que a Igreja se reconhece como tal, seguidora de Jesus Cristo, ela é missionária e assim nós, cristãos, também o somos. Não é obrigação anunciarmos o Verbo de Deus, mas um dever, pois a ordem vem Dele mesmo: Ide, portanto, e fazei que todas as n~ções se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei (Mt 28, 19-20a). Aqui se trata de uma ordem aos seguidores de Jesus Cristo como se percebe a última palavra do texto mencionado. Temos, assim, uma missão.
Cristo enviou os Apóstolos e hoje envia a nós, eu você. Segundo o Catecismo da Igreja (§ 1122), a missão de batizar, portanto a missão sacramental, está implícita na missão de evangelizar, pois o sacramento é preparado pela Palavra de Deus e pela fé que é assentimento a esta Palavra: O povo de Deus congrega-se antes de mais nada pela Palavra do Deus vivo. A Proclamação da Palaavra é indispensável ao ministério sacramental pois se trata dos sacramentos da fé, e esta nasce e se alimenta da Palavra.
O próprio testemunho da vida cristã e as boas obras feitas em espírito sobrenatural possuem a força de atraírem os homens para a fé e para Deus.
O tempo de missão é hoje, independente do lugar em que estivermos, na rua, com amigos e amigas , na escola, na Igreja, no lazer, etc. Anunciar, pregar oportuna e inoportunamente. Vamos nessa.
Ide em Paz e que o Senhor vos acompanhe.
Texto de Fr. João Carlos, fmm

Comentários