”Não ao crucifixo, sim as abóboras”



O camponês perguntou: Que aconteceu, irmão, por que estás chorando? O irmão respondeu: Meu irmão, o meu Senhor está na Cruz e me perguntas por que choro? Quisera ser neste momento o maior oceano da terra, para ter tudo isso de lágrimas. Quisera que se abrissem ao mesmo tempo todas as comportas do mundo e se soltassem em cataratas e os dilúvios para me emprestarem mais lágrimas. Mais ainda que juntemos todos os rios e todos os mares, não haverá lágrimas suficientes para chorar a dor e o amor de meu Senhor crucificado. Quisera ter asas invencíveis de uma águia para atravessar as cordilheiras e gritar sobre as cidades: o Amor não é amado! O Amor não é amado! Como é que os homens podem amar uns aos outros e não amar o amor?” (Irmão de Assis- Inácio Larrañaga)

Nas escolas européias, proíbem os crucifixos, mas promovem as abóboras de Halloween, constata o secretário de Estado de Bento XVI, comentando com ironia a sentença do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que exige a retirada do símbolo cristão das salas de aula.


“Esta Europa do terceiro milênio só nos deixa as abóboras das festas repetidamente celebradas e nos tira os símbolos mais queridos”, afirma o cardeal Tarcísio Bertone, SDB, em um comentário recolhido pela edição de 5 de novembro do L’Osservatore Romano.
“Trata-se verdadeiramente de uma perda. Temos de procurar, com todas as forças, conservar os sinais da nossa fé, para quem crê e para quem não crê”, assegura o purpurado italiano.
Após manifestar seu apreço pela iniciativa do governo italiano de entrar com um recurso contra a decisão dos juízes europeus, o purpurado recordou que o crucifixo é “símbolo de amor universal, não de exclusão; é sinal de acolhida”.

Cristãos, sejamos esclarecidos, convictos, vivamos com ardor a nossa fé!
Não sejamos endurecidos, petrificados pelo MATERIALISMO ou diluídos ou “light” pelo HEDONISMO.

Mas, sou favorável que se tire o crucifixo de “certos” ambientes nos quais eles estão, pois, é “UMA BLÁSFÊMIA”. O crucifixo é UM SINAL UNIVERSAL DE AMOR E PAZ.
O QUE PENSAR, QUANDO NÓS O VEMOS EM LUGARES ONDE NÃO ESTÃO PROMOVENDO NADA QUE RECORDE AS AÇÕES DO PRÓPRIO CRISTO?
Lugares que deveriam ser exemplo de JUSTIÇA, PAZ, SOLIDARIEDADE, TRABALHO EM FAVOR DOS POBRES, PROMOÇÃO HUMANA, BEM COMUM... ETC. Não seria mais adequado algo que lembrasse mais a EGOISMO, ENGANO, HIPOCRISIA, CORRUPÇÃO?



Frei Ricardo de Maria
freiricardo@hotmail.com

Comentários